2009/06/01

Começo

Ontém foi o culminar de um trajecto começado há quase dois anos atrás, quando reencontrei a minha fé. Mas pondo as coisas em perspectiva, o trajecto começou de facto há 27 anos atrás. Esse trajecto foi abandonado desde mui tenra idade, mas creio que com as minhas deambulações desejava voltar a ele, pois o que eu procurava esteve sempre naquilo que tinha abandonado.
Este últimos dois anos têm sido um aprofundar a minha fé, tentar perceber o que ela é, o que ela não é, donde vem, para onde me leva, etc. E ontém la fui receber, com muito alegria no meu coração, o último sacramento de iniciação - o Crisma. Era uma alegria que gostaria de ter compartilhado com os meus pais, mas eles não quiseram estar presentes (lá devem ter tido os seus motivos, embora não explicassem porquê). De qualquer maneira, pude compartilhar com outros que também me são queridos. A missa durou cerca de duas horas e um quarto, mas nem me apercebi. Ali estava eu, entre tantos outros, para receber o sêlo do Espirito Santo. Ainda foram baptizados 5 catecúmenos. Foi maravilhoso poder ver mais cinco irmãos a tornarem-se membros de um só Corpo. E isto não é apenas mero floreado retórico; é facto. É interessante como Deus nos chama mesmo ainda não fazendo parte do Corpo de Cristo, como nos vai dando graça suficiente para encontrarmos o caminho até casa. Realmente os caminhos d'Ele não são os nossos. Temos exemplo disso nos Actos, em que Cornélio é primeiro baptizado pelo Espirito e só depois é que lhe é "regularizado a situação" com o baptismo com água.
Lá chegou a minha vez, ajoelhei-me diante do Sr. Bispo e ele aplicou a crisma. Atingi a "maioridade". Mas mais do que o terminar de um percurso, sinto que é apenas agora que ele realmente começa. Sinto que aqui é o ponto de partida. Sei que há muitos para quem este era o destino final, e por esses que decidem apagar as suas velas peço a Deus que os ilumine e proteja, que os conduza de novo a casa.

No comments: