2009/04/26

Pensamentos soltos

As vezes pergunto-me se realmente tenho noção do que se passa na Missa, do que ela realmente é. Quantas não são as vezes que me distraio: ou ponho-me a pensar em coisas que não têm nada a ver, ou então distraio-me com o que se passa ao meu redor. Tantas vezes me distraio. E então sou forçado a perguntar: realmente tenho consciência do que se está a passar? Penso que não, que de facto passa-me ainda um tanto quanto ao lado a grandiosidade e magnitude do que ocorre na Missa. Deus torna-se presente, sob pão e vinho; o Filho é mais uma vez sacrificado ao Pai, participando nesse momento da entrega há 2000 anos atrás. Esse sacrifício que o padre - o alter Christus - oferece nesse momento, de certo modo "comunga" com o "mesmo" sacrifício que fez na Missa do dia anterior, e em todos os dias anteriores, e em todas as Missas que se hádem realizar no futuro até à Parousia, e em especial com a entrega de Jesus na cruz. Tenho eu consciência disso? Tenho eu consciência de que também os anjos estão presentes, e que também participam? Não, ainda não me apercebi dessa realidade, pois se tivesse não me atreveria a distrair da maneira que distraio.
Não sei porquê, não me deixa de vir à ideia uma prática dos Judeus, no único dia em que o sumo -sacerdote entrava no "Santo dos Santos" do Templo: atavam-lhe uma corda para o puxar para fora, caso morresse lá dentro...

No comments: