2009/09/25

Têmporas

Hoje é o 2º dia das Têmporas de Setembro. Só há relativamente pouco tempo é que soube o que são as Têmporas. As Têmporas são uma tradição da Igreja Romana já bastante antiga; crê-se que terão surgido com a conversão dos povos pagãos, embora estejam intimamente ligado aos primórdios da Igreja e a sua herança Judaica. As Têmporas são como uma espécie de mini-Quaresma: são dias de jejum, oração, e esmola. Existem 4 Têmporas durante o ano:

  • Têmporas do Advento (depois da festa de Sta. Lúcia)
  • Têmporas da Quaresma (na semana seguinte à Quarta-feira de Cinzas)
  • Têmporas de Pentecostes (depois de Domingo de Pentecostes)
  • Têmporas de Setembro (depois da festa da Santa Cruz)
Os Judeus tinham por costume jejuar duas vezes por semana (temos exemplo disso na parábola do Fariseu e do Publicano, Lc 18,12) às Terças e Quintas. Os primeiros Cristãos alteraram este costume para as Quartas e Sextas (Quarta sendo o dia em que Cristo foi traído, e Sexta o dia da Sua Paixão). Mais tarde em Roma só se passou a observar a Sexta como dia penitêncial; só se jejuava Quarta-feira durante as Têmporas. Depois adicionou-se o Sábado como "finalização", dado ser o dia em que Cristo foi sepultado. Curiosamente, diz a tradição que a expressão "Quando em Roma..." surgiu devido a este costume. Supostamente Sto. Agostinho perguntou a Sto. Ambrosio se ele observava o jejum de Sábado, ao qual ele respondeu "Quando estou em Roma, sim; quando estou aqui [Milão], não." Com o passar dos anos, as Têmporas tinham-se tornado em épocas propícias de ordenação de religiosos e de primeiras comunhões devido a serem um período penitencial. Como coincidem com o inicio das estações, têm uma rica história associada à Natureza e da sua ligação com o Homem; servem também para nos relembrar de que somos custódios da criação, que devemos admirar e respeitar tudo aquilo que Deus criou para nós.
Estes dias eram de carácter obrigatório até ao CV2; os bispos locais ficaram de implantar a sua observância, mas nunca se chegou a resolver a situação. Imagino que os nossos irmãos Ortodoxos, e mesmo os Católicos Orientais, olhem para nós e se questionem por que abandonámos quase por completo os hábitos de jejum e abstinência (basta olhar para quantos períodos de jejum existem nas Igrejas Orientais). Jejum e abstinência são armas de ascese fundamentais para a vida espiritual. Vale a pena reflectir sobre o significado das Têmporas e da sua significância para os nossos dias.
Quem queira ler mais sobre as Têmporas pode ir aqui e aqui.

No comments: