2009/03/20

"Ego te absolvo"

Fui hoje receber o Sacramento da Reconciliação, vulgo Confissão. Já não não o fazia há 3 meses. Andava só a adiar, a inventar desculpas, a fugir à última da hora, o que só piorou a coisa: com o passar do tempo vai havendo mais para confessar, o que provoca medo/vergonha (no meu caso pelo menos é assim quando passo muito tempo sem ir), então adia-se mais um pouco, o que dá mais tempo para ir acrescentando mais pecados... Já se está a ver onde isto vai dar, não? E depois, como se não fosse só isso, a dor e o pesar de ir à missa e não poder receber comunhão também já se faziam sentir bastante. Então hoje lá fui decidido a fazê-lo. Depois de um bocado de Adoração depois de sair do trabalho lá me "aventurei", pedindo também ao São João Vianney que interecedesse por mim junto de Deus, para me dar coragem de forma a que eu não enventasse uma desculpa à última da hora e voltasse a fugir. Como sabe tão bem ouvir as palavras de absolvição no final. Venho-me embora sempre mais alegre, mais cheio de esperança. Deus sabe o que faz, pois para além de recebermos a Sua graça através deste sacramento, também tem uma compontente catartíca. Como estámos na Quaresma, época de penitência por excelência, acho que há que aproveitar ao máximo este maravilhoso sacramento que o Senhor nos deu.
Só como curiosidade, parece que os nossos irmãos de ritos Orientais se confessam virados para um iconostasis, estando o padre de lado. A ideia por detras deste rito é que um está-se a confessar a Deus estando virado para o iconostasis e que o padre serve de testemunha ao facto (dando a absolvição no final).

No comments: