2009/11/07

Thérèse

Vi ontem um filme sobre S.ta Teresa do Menino Jesus e da Santa Face. É um filme francês, de 1986 realizado por um tal Alain Cavalier. O filme é muito minimalista, com cenário muito esparso, mas consegue transmitir bem os rigores da vida no Carmelo, assim como o sofrimento e a dor na vida das personagens (para não falar da parecênça assustadora da atríz principal com a própria Thérèse). Anteriormente tinha visto um filme sobre a mesma santa, um filme americano de 2007, mas que faz a minha querida Teresinha parecer uma tóto. O filme quase que me fez entrar em coma diabético... Este, em contraste, é mais sóbrio, e, portanto, creio que transmite melhor a espiritualidade desta grande "alma pequena".
Ultimamente ando numa onda "Teresina": andei a ouvir alguns mp3s sobre a sua vida e espiritualidade, e agora ando a ler a sua auto-biografia "A História de uma Alma". Há qualquer coisa de cativante nesta santa, e creio que será a sua simplicidade. Apesar de não morrer de amor pelo seu estilo de escrita (a sua auto-biografia parece realmente ter sido escrito por uma criança), a "História de uma Alma" tem muita profundidade desde que se consiga olhar para além do estilo.
De qualquer maneira, recomendo vivamente tanto o filme como a auto-biografia desta minha querida Teresinha.

1 comment:

erute said...

Pareceu-me interessante :)
Eu agora estou a ler o de Madre Teresa de Calcutá... é lindo...