2008/10/22

22-10-08

Houve uma frase da leitura de hoje que ficou comigo: "Estai preparados, vós também, porque o Filho do Homem chegará na hora em que menos pensais." (Lc 12,40)

Realmente é caso para perguntar: estaria eu pronto caso o Senhor me aparecesse hoje? E amanhã? Não me apanharia desprevenido? Em que estado está a minha alma? Desde o abalo de há alguns meses atras a minha vida espiritual não tem andado na sua forma antiga. Tenho demorado a retomar os meus velhoes hábitos de oração, de ir à missa, etc. Quando foi a última vez que recebi o sacramento da reconciliação? Onde foi aquela paz que sentia quando tinha uma vida espiritual bem mais activa do que actualmente tenho?

Esta inércia toda em recomeçar novamente no caminho do Senhor, de preparação para a sua chegada, deve-se fundamentalmente a uma coisa: pouca oração. O apóstolo exorta-nos a "orar sem cessar" (1 Ts 5,17). Porquê rezar constantemente? Porque a oração é a fonte da nossa vida espiritual. Rezar implica pormo-nos diante de Deus, de falarmos com Ele, e estarmos receptivos ao que Ele nos tem para dizer e à sua graça. Rezando, ficamos mais dispostos a seguir os seus caminhos. Há que perseverar na oração.

1 comment:

erute said...

"Rezar implica pormo-nos diante de Deus, de falarmos com Ele, e estarmos receptivos ao que Ele nos tem para dizer e à sua graça."

Com esta frase, Marco, disses tudo.

:)