2008/10/29

Lectio Divina


Penso que nunca é demais encontrar novas maneiras de rezar, e tenho vindo a descobrir que as melhores maneiras são sempre as que fazem parte da nossa tradição, métodos que têm resistido à passagem do tempo porque são mais do que modas, porque realmente nos abrem para a graça do Senhor.

Um método que me despertou a atenção há algum tempo (embora ainda não tenha tirado o tempo para o pôr em prática) é a lectio divina. E em que consiste a "leitura divina"? Dado a minha inexperiência, só posso deixar aqui o básico do método. No final coloco uns links para poderem aprofundar mais.
A lectio divina compreende quatro etapas: Ler, Meditar, Rezar, Contemplar (não necessariamente nesta ordem). Antes de mais, devemos dedicar um tempo (alguns aconselham uma hora) específico durante o dia, num lugar onde existam o mínimo de distrações possível. Quanto ao material de leitura, tanto poderá ser a Sagrada Escritura (onde está, de certa forma, presente o Senhor) ou outro material espiritual edificante. Antes de iniciar a leitura devemos dizer uma prece, por exemplo ao Espiritio Santo para que nos ajude a estar receptívos ao que Deus nos tem para dizer.

  • Ler: convem escolher previamente o que se vai ler. O objectivo não é ler muito, mas ler devagar, saborear. Cada frase deve ser lida com atenção. Não estámos a ler de forma crítica; estámos a ler para que Deus nos fale através da leitura, portanto devemos ler com um espírito humilde e aberto ao Senhor ;
  • Meditar: quando encontramos uma frase que nos interpela, devemos repetí-la. Devemos repetí-la várias vezes, lentamente. A ideia não é tentar analizá-la (fazendo com que seja um exercício puramente intelectual), mas apenas ouví-la e tentar percebê-la na presença de Deus, tentar compreender o seu sentido espiritual;
  • Rezar: devemos dialogar com o Senhor sobre o que acabamos de ler;
  • Contemplar: não é algo que provém de nós; é uma realização repentina, e de curta duração, da presença e do amor de Deus, onde nos esquecemos do resto.
Mais aqui, aqui, e aqui. (páginas em inglês)

1 comment:

erute said...

Lectino Divina fascina-me... tenho pena de nem todos os dias conseguir tempo para a fazer e quando consigo não sinto que não o tempo suficiente.

Mas tento.