2008/10/31

"Mestre, onde moras?"

Vida apostólica ou monástica: a qual destas duas me chama o Senhor? Inicialmente era uma pergunta que nem punha a mim mesmo, mas com o avançar da caminhada é uma pergunta que tenho vindo a sentir a necessidade de fazer. E com isso em mente há algumas semanas atrás escrevi a um mosteiro a pedir algumas informações. A comunidade com a qual entrei em contacto é a do Mosteiro da Sagrada Resurreição. Porquê esta? Um dos principais motivos é que é uma comunidade Católica Bizantina. Como quero ir construindo uma visão mais completa da Igreja, composta tanto pela parte Ocidental como Oriental, e as maiores falhas de conhecimento dizem respeito à parte Oriental, lá os contactei na esperança de vir a perceber um pouco melhor a espiritualidade dos nossos irmãos Orientais. É interessante notar que a vida monástica no Oriente nunca deu origem a várias ordens e congregações como no Ocidente, que se diferenciam umas das outras pelas várias "Regras"; no Oriente cada comunidade monástica é única, com a sua própria "typicon" (que acabam por ser regras, mas não no sentido de como as entendemos no Ocidente).

Hoje chegaram pelo correio alguns panfletos da dita comunidade monástica. E embora só tenha passado os olhos superfialmente pelos documentos, houve uma passagem que me saltou à vista: "«Mestre, onde moras?» Ele respondeu-lhes: «Vinde e vereis.» Foram, pois, e viram onde morava e ficaram com Ele..." (Jo 1,38-39) Não é a primeira vez que a leio, especialmente no contexto do discernimento. Recordo-me de quando contactei com os Díscipulos pela primeira vez que o P. Juan Antonio Granados pouco adiantou no seu e-mail, explicando que era preciso "vir e ver". Mas hoje quando li esa passagem, fez-se luz. Entendi-a de uma forma como nunca antes a tinha entendido.

Jesus convidou os primeiros díscipulos a irem ver onde é que morava, onde é que habitava. Eles foram com Ele, viram onde habitava e ficaram. E onde "habita" Jesus senão no Pai? Os discípulos seguiram-No e testemunharam que Jesus realmente habita no Pai, que é uno com Ele. E como não ficar com Ele? Como não seguir o Seu exemplo? É esse o convite que Cristo também nos faz, a todos nós: de "ver onde Ele mora" para podermos ficar com Ele.

No comments: