2008/11/04

Mais um passo

Hoje finalmente inscrevi-me para a preparação do crisma. Apróxima-se mais uma étapa no aprofundamento da fé. Olho agora para trás, para este último ano e meio, e não me deixo de espantar com o caminho que tenho percorrido até aqui. Os passos têm sido lentos, às vezes até com muita resistência, mas aos poucos tenho vindo a apróximar daquele que me dá sentido. Quanta gente Ele me colocou no caminho, quanta consolação não me deu. Mas também quantas vezes não tenho tropeçado, que Lhe tenho dito "agora não". Tantas são as vezes que nem o mínimo Lhe retribuo. Mas é assim o caminho até à Cruz, com quedas e tropeços, mas sem nunca negar o destino final; também Jesus caíu a caminho da sua entrega.


Das leituras de hoje, as passagens que me ficaram mais na memória foram Fl 2,8 e Lc 14,18. A passagem da carta aos Filipenses fala de Cristo se "rebaixar a si mesmo". Ou seja, humildade. E só a humildade de Cristo é verdadeira: não se rebaixou por orgulho, para se mostrar superior aos outros, nem por ódio a si mesmo. Humilhou-se por amor. E sou obrigado a perguntar-me : quantas vezes tenho eu sido realmente humilde? Quantas vezes não acho que estou a ser humilde, quando de facto os motívos subjacentes são todos menos o que deveria ser. Humildade: é algo sobre o qual tenho vindo a rezar bastante nestes últimos meses. Ensina-me Senhor a ser humilde, ensina-me a ter uma coração que sente e que sangra, um coração vivo e não de pedra. Já a passagem do evangelho de São Lucas me fez recordar que ando a esquivar-me também. Há um bom tempo que não procuro o sacramento da reconciliação. Sei que não posso participar plenamente na seia do Senhor no estado em que estou, mas mesmo assim vou adiando. E porquê? Inércia, talvéz; o Inimigo quando nos tenta fá-lo subtilmente...

Ando a ponderar seriamente levar àvante a Consagração Total a Jesus por Maria, do Sto. Louis de Monforte. Pelo que me contam, não é algo com o qual se deve avançar de ânimo leve. Há que rezar...


No comments: