2008/11/20

O que todos buscámos

Ontém antes da aula de preparação para o Crisma encontrei-me com uma amiga que já não via há alguns anos. Ela veio estudar para os EUA há dois anos, deixando tudo e todos que lhe são queridos para trás em Portugal. À medida que iamos conversando, não podia deixar de notar um certo cansaço no seu olher, uma certa tristeza, e as suas palavras iam traíndo o ânimo que tentava aparentar.
Mais para o fim, disse algo que me tocou imenso, que me deixou com uma profundo tristeza de nada poder fazer para lhe ajudar: "Tenho 27 anos e ainda nem sei o que quero da minha vida." Essas palavras ficaram-me gravadas na memória, e ao sair da aula ia no autocarro a rezar por esta amiga e a pensar se não haveria forma de a poder ajudar.

O que queremos realmente da nossa vida? Penso que todos, sem excepção, queremos ser felizes. Portanto não será isso que ela quis dizer. O que está subjacente a esse comentário é o "como". Como ser feliz? Eis a pergunta. Paradoxalmente, a resposta é uma só, mas ao mesmo tempo muitas (acaba depois por variar de pessoa para pessoa quando a tentam pôr em prática).
Como ser feliz? Muitas vezes perguntei isto a mim mesmo. Na altura nenhuma das respostas me satisfazia. Tudo o que eu achava que me faria feliz, ou me deixava com uma maior sensação de insatisfação ou então de vazio. Buscava fora de mim o que pensava que me faria feliz, enquanto o necessário esteve sempre dentro. Diz-nos S.to Agostinho nas suas Confissões :"Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova! Tarde demais eu te amei! Eis que habitavas dentro de mim e eu te procurava do lado de fora!"

Como ser feliz? Escutando o nosso coração, saberemos como ser feliz. É escutando-o que nos vamos conhecendo melhor, e assim se percorre o caminho para a felicidade. Mas é preciso saber escutá-lo. Deus fala-nos aos "ouvidos do coração", mas ao mesmo tempo que Ele fala, dado a nossa natureza caída, tantos outros ruídos competem pela nossa atenção. A voz de Deus, porque é a mais majestosa, é a mais silênciosa; porque nasce do amor, não se impõe, mas aconselha. Para se entender o que o Pai Criador nos diz, é preciso conhecer a Sua Palavra. Jesus Cristo, Deus-Filho, é a Palavra de Deus-Pai. O Pai comunica-nos através do Seu Filho, porque tudo foi feito por Ele [pelo Filho] e porque sendo Ele também Deus participa completamente no Pai. Cristo é a Palavra, é o "tradutor" por excelência do nosso coração. Seguindo o Seu exemplo e os Seus ensinamentos, crendo n'Ele, vamos conseguindo ouvir melhor o que o coração nos vai segredando e assim indo a caminho da santificação. E na santificação encontramos a felicidade completa, porque aí sim estamos na presença de Deus, que é Amor, que é Bom.

Só quando comecei a crer em Deus é que comecei a perceber como é que realmente poderia ser feliz. Só aí é que comecei a perceber quais as perguntas que deveria fazer e como as deveria fazer. Ainda não está tudo claro, e muitas são as vezes que ainda ando a apalpar caminho às cegas, mas suponho que isso faça parte. É mais uma coisa para nos lembrar que não somos nós mesmos a fonte da nossa felicidade (só Deus é a propria fonte da Sua felicidade), para nos mantermos humildes, e nessa humildade reconhecer que Ele é a Luz e que nos conduzirá ao Paraíso. Temos é de ter fé.

Como ser feliz? Crendo em Deus. E crendo em Deus, acreditando em Cristo. Em acreditando em Cristo, seguindo-O. E seguindo-O, rezando. E rezando, ouvindo o que Deus nos diz. E ouvindo o que Deus nos diz, fazendo-o.


No comments: